Qual melhor Whey Protein?

Qual melhor Whey Protein?
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A Whey Protein é uma proteína extraída do soro do leite de absorção rápida. É normalmente utilizada para suplementação alimentar com o objetivo de crescimento ou manutenção da massa muscular. A proteína do soro do leite é preferida em virtude de seu elevado valor nutritivo e por não sofrer alterações pelos ácidos estomacais. Ao atingirem o intestino delgado são rapidamente digeridas e seus aminoácidos absorvidos.
Existem três formas de Whey Protein:
Concentrada: obtida através de um processo de separação física, onde o produto acabado contém 80% de proteínas. Contém um teor reduzido de gordura e colesterol, e geralmente, um teor maior de compostos bioativos.
Isolada: obtida por sofisticada técnica de separação química (troca iônica), contendo aproximadamente 95% de proteínas. É processada para remover a gordura e lactose, mas geralmente são inferiores em compostos bioativos.
Hidrolisada: forma em que as proteínas encontram-se na forma de aminoácidos, possuindo alta digestibilidade e maior absorção. Soro altamente hidrolisado pode ser menos alergênicos do que as outras formas de soro de leite, porém, são muito amargos no sabor.
Você deve estar se perguntando,: “qual o melhor tipo de whey?” Então vamos lá…
Apesar do grande assédio pelos atletas e pela mídia em relação à Whey Protein Hidrolisada, o Whey Concentrado já garante uma boa absorção no organismo. A Whey Protein Isolada e a Hidrolisada, apesar de possuírem uma porcentagem maior de proteínas não implicam numa maior biodisponibilidade no organismo. Entretanto, a Whey Protein Isolada é a indicada a pacientes portadores de intolerância à lactose e àqueles indivíduos que buscam além da hipertrofia a perda de massa gorda, por apresentar menores níveis de carboidratos, gorduras e valores calóricos. A Whey Protein Hidrolisada é a indicada a pacientes portadores de sensibilidade às proteínas gerais do leite. Possui um sabor mais desagradável e um custo mais elevado.
Portanto, A Whey Protein Concentrada, por ser inclusive de custo mais baixo, apresenta uma excelente relação custo/benefício.
Então está tudo certo, vou passar ali na loja perto de casa e comprar o meu potão… Só mais um minuto!!
Há no mercado várias marcas de whey protein e é preciso ter muito cuidado. Eu gostaria de chamar a atenção para a data de validade destes produtos, que chegam até 2 anos. Geralmente são adicionadas no whey industrializado, substâncias como o benzoato de sódio (conservante que pode interferir na elevação da pressão arterial), além do uso de corantes, aromas e outros conservantes que podem trazer sensibilidade a seus usuários.
Por isso, eu recomendo a manipulação personalizada do whey protein, que garante a diminuição ou ausência destas substâncias.
Mas eu posso confiar na manipulação do whey protein?
No Brasil, a ANVISA é o órgão que fiscaliza as boas práticas de manipulação. Caso sua farmácia de manipulação tenha o “selo” da ANVISA, este é o primeiro ponto a favor. Mas isto somente não basta, ela precisa também ser especializada e reconhecida na produção de suplementos para atletas. Outro fato que torna ainda mais interessante à manipulação da Whey protein é a personalização do produto, que vai desde a escolha do sabor mais agradável e palatável à adição de outros produtos como BCAAs e vitaminas (assunto para outro dia). Claro que isto após a avaliação médica, nutricional ou farmacêutica.
Em relação à dosagem recomendada, deve ser entre 1,2 a 3,0g/Kg. Um indivíduo que treina intensamente com pesos, deverá consumir 2 gramas de proteína por Kg de peso corporal. Sobre às contra indicações, até o momento nenhum efeito colateral foi relatado ou documentado do uso de Whey Protein. Assim como beber leite, é um alimento natural que pode ser consumido a qualquer hora sem os indesejáveis efeitos colaterais.
Quem possui intolerância a Lactose poderá utilizar o whey protein isolado.
Em Uberlândia, a Vitalpharma é uma empresa reconhecida na elaboração e manipulação de suplementos alimentares para atletas e não atletas. Para maiores informações, agende uma consultoria com o farmacêutico responsável pela suplementação, Edson Resende, na avenida João Pinheiro, 760 ou(34)3210-4488.
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6 comentários

  1. FERNANDO

    Wesley legal pelas dicas,tenho uma dúvida de como tomar e quantas vezes ao dia, o certo é seguir as recomendações do rótulo do produto?
    Fernando

  2. treinoecia

    Olá, Fernando! Que bom que gostou!
    Whey protein é uma proteína rápida extraída do soro do leite. Para ganhar músculo, artigos mais recentes sugerem o uso imediatamente pós treino. A quantidade varia de acordo com a intensidade do seu treino e fica entre 1 a 1,7 g por quilo corporal/dia. Ou seja, se você pesa 70 kg faz um treino intenso de musculação, pode multiplicar 70 por 1,5 = 105 g de proteína/dia. O ideal é procurar uma nutricionista para avaliar sua alimentação, pois excesso de proteína pode sobrecarregar os rins.
    Espero ter esclarecido sua dúvida. Estou a disposição para outras dúvidas, ok?!
    Grande abraço e bom treino!!

  3. ingrid

    Hum…
    tem 2 meses que voltei a malhar e não estou tomando nada. achei interessante o Whey protein.
    mas não sei qual marca comprar .
    teria como dar uma dica ?

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