Qual o melhor tênis para correr?

Olá, meus amigos! Como estão? Desculpem-me estes dias de pouquissímas matérias. Mas este intervalo foi necessário para que realizasse várias ações para melhorar o Treino&Cia, ou seja, promoções, matérias, parcerias e muito mais para vocês, que sempre estão ligados na saúde e exercícios!!

Hoje trago um tema super polêmico… QUAL O MELHOR TÊNIS PARA CORRER?

Mas por que isto é interesante? Você sabia que a corrida é uma das atividades físicas mais praticadas no mundo? E que nos últimos 40 anos, seus seguidores vem crescendo muito? Mas há um problema neste arrastão… o índice de lesões também cresce!

Muito se fala e se explica sobre tipo de pisada (neutra, pronada e supinada), quantidade de pares de tênis, duração, amortecimento… Você já deve ter sido levado por um vendedor a comprar o tênis “X.Y.W.P 10″ por ser o melhor para corrida. O preço justifica, pois ele possui correção de pisada, ventilação, solado que dura mais, amortecimento, e o mais importante é que ele te faz correr mais e com menor risco de lesão.
Mas se eu disser que NÃO existe fundamento científico dizendo que isto seja verdade! Claro que melhora na ventilação, solado que dura mais, conforto e amortecimento não há muito segredo, e isto ocorre. O que não há comprovação científica é que tudo isto possa prevenir lesões, ou seja, permitir que você que corre ou gostaria de correr, continue correndo! 

 Uma pesquisa publicada na Revista Brasileira de Fisioterapia – Jan/Fev/2012, vinculada a um programa de mestrado em fisioterapia, analisou nove variáveis em relação aos corredores pesquisados. São: idade, IMC, experiência de corrida, tipo de piso (asfalto e cimento), prática de outros esportes, tempo de prática de outros esportes, frequência semanal, uso de tênis com caracteristicas especiais para correr e conhecimento do tipo de pisada… uffa! (rs)

A análise feita pelos pesquisadores mostrou, entre outros resultados,  que a experiência de corrida de 5 a 15 anos tem associação com a ausência de lesões relacionadas à corrida. De acordo com o artigo, a associação encontrada entre experiência de corrida dos participantes e a história de lesões musculoesqueléticas pode ser explicada pelo fato de que, QUANTO MAIOR A EXPERIÊNCIA DO CORREDOR, MAIOR SUA ADAPTAÇÃO AO ESTRESSE musculoesquelético IMPOSTO PELA CORRIDA. Outra possível justificativa é o que a literatura conhece como “fenômeno de sobrevivência”, pois os indivíduos mais preparados (experientes) seriam os remanescentes das lesões que fizeram muitos corredores abandonarem a prática da corrida. Já ouviram falar da lei do mais forte? É mais ou menos assim, aqueles que persistem (com preparação adequada), acabam adaptando seu corpo para a prática esportiva, e assim diminuindo os riscos de lesão e atingindo a qualidade de vida!
Mas eu não posso terminar esta matéria assim, sem dar alguma luz!
Na minha opinião, um tênis para corrida deve ter bom amortecimento, ventilação, leveza, durabilidade e talvez o mais importante, CONFORTO! Não existe um pé ou pisada padrão. Todos temos nossas individualidades. Experimente vários modelos e perceba qual se ajusta melhor a você.
Leia também sobre a diferença de correr de tênis ou descalço aqui.
Um abraço e não esqueçam de se prepararem para a corrida com exercícios de fortalecimento!!
 
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9 comentários

  1. Anonymous

    Amei o site Wesley… obrigada pela dica! Super adoro BBB… e na ESPORTE LEGAL alem de roupas baratas tem acessorios super bacanas! HUMMMM… mas a respeito da materia, vou ter que esperar meu corpo se adaptar , e enquanto isso conviver com as lesoes? Sera que o “CUSTO X BENEFICIO” vale a pena?
    bjs FLOR

  2. Anonymous

    Nossa! Adorei a matéria e a dica da Esporte Legal. Já tô escolhendo meu tênis e tem muita coisa bacana. Valeu! Vou repassar pros amigos. Luciana

  3. treinoecia

    Olá, Flor! Quando nos referimos aos esportistas profissionais ou quem encontrou na corrida, o seu esporte, acredito quem sim. Desde que se faça exercícios de fotalecimento para o esporte e, caso ocorra uma lesão, uma rrecuperação bem feita. Nos outros casos, precisa-se pensar bem e não correr por modismo ou acreditando que a corrida é o que mais emagrece, até porque já vimos aqui no blog que isto não é verdade.
    Um grande abraço e até mais!!

  4. Jefferson Muniz

    Parabéns pela matéria.
    Essa questão da pisada é clara pra mim. Antes de começar a correr comprei um “perfeito”, com mega amortecimento e boa ventilação, pois até então entendia q só isso era suficiente. Sentia muitas dores!!! Aí me disseram aquele tênis era de pisada neutra e não era ideal pra mim. Bom, fiz um teste de pisada que indicou pronada. Comprei um tênis para esse tipo, comecei a sentir muito mais dores, era extremamente desconfortável! Tive uma fascite plantar. Foi então q resolvi comprar um modelo, desses com solado plano e macio, ventilado e bastante leve. Segundo identificação é para pisada neutra e supinada, mas mesmo assim me adaptei muito bem a ele. Nunca mais tive dores e lesões.

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