Quantas repetições devemos realizar para ganhar músculos?

Quantas repetições devemos realizar para ganhar músculos?

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Olá, pessoal! Hoje vou levantar um assunto muito importante para aqueles que desejam ganhar músculos! Desde quando comecei a fazer exercícios em uma academia, há 16 anos atrás, ouço dizer que as repetições mais interessantes para ganho de músculos são entre 6 e 10, no máximo 12. Durante a faculdade aprendi que as repetições são apenas um dos pilares do “segredo” para conquistar músculos robustos. Mas se nos prendermos apenas no “pilar” repetição, não mudou muito, para quem queria ter músculos grandes, elas continuavam por ali, entre 5 e 12. Claro que outras experiências foram feitas… umas diziam que o tempo de contração (série) deveria ser de aproximadademente 40 segundos, sem depender do número de repetições; outras pesquisas diziam que não seria necessário chegar à fadiga para que o músculo respondesse de forma satisfatória… mas todas estas nos limitavam à repetições menores e cargas maiores, quando o objetivo era o ganho de músculo.
Vejam o grande Schwarzenegger treinando bem pesado…

Mas um estudo feito numa universidade Holandesa contestou estes números de repetições. Segundo a pesquisa, um número maior de repetições com pesos mais leves seria tão eficiente para ganhar músculos que utilizando mais pesos e menos repetições. O importante seria alcançar a fadiga. Então, independentemente do número de repetições que faça ou o peso que coloque, é preciso chegar ao máximo, de acordo com estudo.
Mas olhem só, ele também treinava com pouco peso…

Bom, tudo que é novo precisa ser digerido, não é?! Não existe verdade absoluta e eterna quando se trata de corpo humano (acho que já devem ter percebido). A ciência não pára, porque nosso corpo também está sempre se modificando/evoluindo. Acredito que o músculo tem que ser estimulado de muitas formas, em repetições curtas e longas, com mais e menos peso, maior e menor descanso, e que todas estas possibilidades podem gerar adaptações positivas para a hipertrofia muscular. Talvez o mais importante seja estimular o músculo de todas estas formas e mais algumas, para que ele não “decore” seu treino. Pois se ele “aprender” como é o treino, provavelmente deixará de responder aos estímulos, e você não ganhará mais músculos, até que o surpreenda novamente!

Vou parando por aqui, porque o assunto é longo e cheio de possibilidades e mitos. Mas se não querem errar nos treinos, procurem realizá-los com muita atenção e de maneira diversificada, porém, seguindo as dicas de um profissional de educação física habilitado, experiênte e de sua confiança.

Um grande abraço e bom treino!

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5 comentários

  1. Anonymous

    Excelente matéria! Parabéns Wesley sempre nos ajudando a entender melhor nosso corpo e os movimentos! Parabéns pelo trabalho!! Nota 100

    Maria Aparecida

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