O QUE EMAGRECE MAIS, CORRIDA OU MUSCULAÇÃO?

O QUE EMAGRECE MAIS, CORRIDA OU MUSCULAÇÃO?

Olá, amigos! O ano de 2014 começou com tudo! Mas eu tenho uma péssima notícia para vocês. Pesquisas revelam que o sobrepeso e obesidade continuam avançando em todo mundo, mas principalmente em países emergentes como o Brasil e México. Seguindo os passos dos Estados Unidos, que alcançou 70% de pessoas com sobrepeso e 35% com obesidade, o Brasil também avança no problema. Aqui chegamos a 51% da população com sobrepeso e 17% com obesidade. Estes números absurdos tem basicamente dois motivos: ALIMENTAÇÃO DESEQUILIBRADA, pessoas consumindo mais calorias do que precisam e SEDENTARISMO,  quando praticamos pouca ou nenhuma atividade física.

personal trainer uberlandia treino exercícios físicos 01

Por isto, nós da grande área da saúde recomendamos a necessidade de realizarmos exercícios físicos. E hoje eu volto a falar de duas modalidades que ocupam grande destaque entre o gosto popular, CORRIDA e MUSCULAÇÃO. E vou direto ao ponto, “qual emagrece mais”? A pergunta também poderia ser, “qual dos dois exercícios gastam mais calorias”? 

Vamos imaginar uma pessoa de 70 kg para os exemplos à seguir.

CORRIDA realizada à 8 km/h  durante 1 HORA perde-se aproximadamente 560 calorias.

MUSCULAÇÃO realizada durante 1 HORA perde-se aproximadamente 420 calorias.

Personal trainer uberlandia treino exercícios musculação corrida 01

VANTAGENS DA CORRIDA:

A pessoa gasta mais calorias durante 1 hora de treino de corrida. E caso ela consiga correr à 12 km/h durante uma hora ela pode gastar aproximadamente 875 calorias. Nossa, é muita caloria!

VANTAGENS DA MUSCULAÇÃO:

Após um treino intenso de musculação nós continuamos gastando mais calorias. Isto acontece porque o corpo precisa se recuperar da sobrecarga que demos a ele. Este gasto aumentado de calorias pode manter-se alto até 48 hs após a realização de um treino intenso de musculação. E estas calorias gastas para se recuperar podem chegar à 20 % do metabolismo de repouso, o que seria algo próximo de 330 calorias.

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES:

Quantas pessoas você conhece que conseguem correr à 12 km/h durante uma hora? Pois somente assim chegariam a um gasto tão alto de energia (calorias). Outro fator importante a se considerar é que durante 1 hora de corrida você corre 1 hora, é claro! Mas durante 1 hora de musculação você realmente treina no máximo metade disto, pois a cada série você precisa descansar. Assim, provavelmente a musculação promova maior gasto por tempo de esforço. 

Mas não quero aqui parecer um defensor da musculação, pois acredito que todo exercício tem sua função nas nossas vidas. Na verdade estou um pouco cansado de tanto “o que é melhor, isto ou aquilo para emagrecer ou também “este exercício traz muito mais resultados que aquele”…

Gostaria que entendessem que os exercícios e suas muitas formas de realizá-los são desenvolvidos e/ou pensados para que possam agradar ou se encaixar nos vários perfis diferentes de pessoas. Uma pessoa que trabalha o dia todo em um escritório pode preferir treinar em um lugar aberto, que te dê sensação de liberdade. Ou aqueles que gostam de música e gente pra todo lado, prefira o ambiente de uma sala de musculação. O IMPORTANTE é você descobrir qual o seu perfil, e assim procurar modalidades que te deem prazer. Mas não esqueçam que dar ao corpo estímulos diferentes também é FUNDAMENTAL!

E para fechar, o melhor é saber que não precisamos escolher entre a MUSCULAÇÃO e a CORRIDA, podemos ter as vantagens dos dois! Imagine você gastando muita caloria durante os treinos (corrida) e se recuperando consumindo muita caloria (musculação).  Claro que com avaliação de um médico e acompanhado por um educador físico habilitado!

Um grande abraço e acompanhem as novidades do treino&cia.com.br também no facebook e instagram.

Compartilhe

1 comentário

  1. Fernando Tannus

    Bom dia!!! Mais uma vez fico seu fã. As informações são claras e úteis. E confesso que pela primeira vez vejo alguém da sua área defender a atividade física com acompanhamento médico. Pq a única coisa que se escuta o dia todo numa academia é sobre o que eu chamo de bagulho. Aminoácidos, proteína, pré treino, pós treino, termogênico, e mais outras porcarias que pra mim tomar isso sem NENHUM acompanhamento médico é o mesmo que uso de anabolizantes. Essa parafernália da indústria (máfia) do esporte é para atletas de alta performance que são testados e acompanhados diariamente. Vivem pra isso. Essa ditadura do corpo perfeito tem levado a uma paranóia coletiva em nome da beleza externa ou estética em detrimento da saúde interna. Os efeitos são cumulativos. Mais cedo ou mais tarde serão manifestados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>